sexta-feira, 5 de abril de 2013

GALERIA DE PERSONAGENS (2) - O "COMPADRI"


O Compadre ("Compadri", na tradução para alentejano do Carlos) surgiu por acaso, por ser necessária uma figura humana (salvo erro, na altura a conduzir uma carroça com um burro). Acabou por ficar quase sempre por ali, junto ao Pastor, iniciando as conversas ao ler o jornal, por exemplo, ou mesmo introduzindo um tema a despropósito.
Luís Afonso


O "Compadri" era talvez o melhor amigo do Pastor mas, ao mesmo tempo, era também a antítese deste. Enquanto o Pastor era um homem aparentemente analfabeto (nunca se via a pegar no jornal, por exemplo), o "Compadri" era mais culto, lia o jornal e comentava as notícias. No entanto, a maior parte das vezes ficava completamente "desarmado" perante a resposta do amigo.
Até fisicamente eram o contrário um do outro: o Pastor era barrigudo, usava boina e fumava constantemente enquanto o "Compadri" era magro, usava chapéu e mordiscava uma palha (ao jeito do Lucky Luke mais recente), o que faz supor que, provavelmente, estaria bem informado acerca dos malefícios do tabaco.
Carlos Rico

Sem comentários:

Enviar um comentário