sexta-feira, 3 de maio de 2013

RIBANHO NO TEATRO (1)

Aconteceu recentemente, durante o 18.º Salão Internacional de Banda Desenhada de Moura: o Grupo de Teatro "Al-Manijah" (de Moura) adaptou alguns dos textos de "RIbanho" e levou ao palco, de forma inédita, as tiras desta série.
Tratou-se de uma curta actuação, pois a ideia foi utilizar a rábula como aperitivo para a apresentação pública do livro "O Combóio das Cinco", de Luís Afonso, que ocorreu logo a seguir. 
Na rábula foram recriadas três cenas habituais na série: o campo (com personagens como o pastor, o "compadri" e as ovelhas), a aldeia (o padre, o recenseador, o sobrinho do pastor) e a taberna (a jornalista, o taberneiro, o árabe).
O grupo pretende apresentar esta peça num formato mais longo, e já mais trabalhada, dentro de muito pouco tempo, na cidade de Moura. Nós cá estaremos para vos dar conta de tudo.
Por ora, deixamos um forte abraço ao Grupo "Al-Manijah" pelo trabalho extraordinário que tem desenvolvido ao longo dos últimos anos e, em especial, por esta simpática homenagem ao nosso "RIbanho".

Cena no campo, com o "Compadri", o pastor e o cão "Farrusco".
Cena na aldeia, com o recenseador a ser rodeado pelo rebanho de ovelhas
Cena na taberna, com a jornalista e o taberneiro a darem conversa ao "Compadri" e ao pastor.
Actores do Grupo de Teatro "Al-Manijah"com o encenador Rui Pinto (à direita, na imagem)
Fotos: Orlando Fialho (CM Moura)

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Há coisas muito estranhas. Agora que o RIbanho deixou de ser publicado no Diário do Alentejo aparece um grupo de teatro a adaptar os textos da série e já se fizeram duas ou três exposições desde Outubro passado...
      Obrigado pelo apoio, Carlos.
      Um abraço

      Eliminar