sexta-feira, 31 de maio de 2013

TIRA 030

Tira 030 (05.09.2003)
Mais uma tira que tratava da previsível descida das temperaturas no Alentejo, por "culpa" da Barragem de Alqueva.
A verdade é que a solução proposta pelo pastor para baixar ainda mais a temperatura média durante o Verão parece um pouco... radical, por assim dizer.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

TIRA 029

Tira 029 (29.08.2003)
Havia mais de seis meses que tivera início a publicação de RIbanho. Por esta altura, os personagens-base estavam já perfeitamente definidos. De vez em quando, lá aparecia um personagem novo para "refrescar" a série. Foi o caso deste produtor de suínos que, para ganhar mais no negócio, se entretinha a pintar os seus porcos com tinta preta...  

sexta-feira, 17 de maio de 2013

TIRA 028

Tira 28 (22.08.2003)
A ironia utilizada neste texto pode ser difícil de perceber para quem nunca visitou o Alentejo durante o Verão.
Quando se deu conta, na imprensa, de um estudo que alertava para a possibilidade de a temperatura média no Alentejo baixar um ou dois graus, o Luís Afonso não perdeu a oportunidade e aproveitou para escrever este excelente diálogo.


sexta-feira, 10 de maio de 2013

GALERIA DE PERSONAGENS (3) - O CÃO "FARRUSCO"

O Farrusco era para ser mais do que foi. A ideia era as tiras andarem à volta das peripécias do rebanho, onde o cão teria um papel importante, mas a minha deriva quase imediata para temas da actualidade (pela preguiça que já referi ou por inabilidade) roubou-lhe o protagonismo que talvez merecesse.
Luís Afonso

O Farrusco nunca foi como o Luís inicialmente imaginou, até mesmo fisicamente. Lembro-me de termos falado algumas vezes acerca disso, nas primeiras tiras que publicámos, e a verdade é que, até hoje, tenho a sensação que nunca consegui desenhar um cão parecido sequer ao que o Luís me tentava descrever. É notório que o Farrusco das primeiras tiras é diferente do Farrusco das outras tiras. Isso acontece porque tentei, em vão, aproximar-me do "modelo" em que o Luís pensou.
Carlos Rico    

sexta-feira, 3 de maio de 2013

RIBANHO NO TEATRO (1)

Aconteceu recentemente, durante o 18.º Salão Internacional de Banda Desenhada de Moura: o Grupo de Teatro "Al-Manijah" (de Moura) adaptou alguns dos textos de "RIbanho" e levou ao palco, de forma inédita, as tiras desta série.
Tratou-se de uma curta actuação, pois a ideia foi utilizar a rábula como aperitivo para a apresentação pública do livro "O Combóio das Cinco", de Luís Afonso, que ocorreu logo a seguir. 
Na rábula foram recriadas três cenas habituais na série: o campo (com personagens como o pastor, o "compadri" e as ovelhas), a aldeia (o padre, o recenseador, o sobrinho do pastor) e a taberna (a jornalista, o taberneiro, o árabe).
O grupo pretende apresentar esta peça num formato mais longo, e já mais trabalhada, dentro de muito pouco tempo, na cidade de Moura. Nós cá estaremos para vos dar conta de tudo.
Por ora, deixamos um forte abraço ao Grupo "Al-Manijah" pelo trabalho extraordinário que tem desenvolvido ao longo dos últimos anos e, em especial, por esta simpática homenagem ao nosso "RIbanho".

Cena no campo, com o "Compadri", o pastor e o cão "Farrusco".
Cena na aldeia, com o recenseador a ser rodeado pelo rebanho de ovelhas
Cena na taberna, com a jornalista e o taberneiro a darem conversa ao "Compadri" e ao pastor.
Actores do Grupo de Teatro "Al-Manijah"com o encenador Rui Pinto (à direita, na imagem)
Fotos: Orlando Fialho (CM Moura)