Tira 001 (07.02.2003)
O RIbanho começou assim, ao som da música alentejana (e curiosamente terminou, também, com música alentejana, o que prova que, como se costuma dizer, "os extremos se tocam").
Como é natural, nestes primeiros tempos, a série ainda não estava suficientemente madura. Isso percebe-se especialmente no desenho (onde é notório que os personagens não tinham a fisionomia definitiva) e nas cores excessivamente fortes (o Photoshop era, para mim, ainda uma novidade).
Na primeira tira encontramos o pastor (personagem principal, cujo nome nunca seria revelado), o cão "Farrusco" e o rebanho de ovelhas (que dava o nome à série).
A ideia do personagem-pastor apresentava como inconveniente o isolamento a que, por norma, os guardadores de gado estão sujeitos. Assim sendo, com quem é que o personagem conversava? Nas primeiras tiras pensámos em colocar as ovelhas e o cão a "falar" e o pastor a ouvir rádio (o que o manteria informado sobre o que se passava no exterior).
Ao longo do tempo, mais personagens se juntariam a estes, o que nos abriria outras possibilidades para fazer humor...
|
Caros amigos LUCA, que é como quem diz, Luís Afonso e Carlos Rico.
ResponderEliminarUma tira publicada semanalmente durante dez anos, é obra. E outros dez se seguiriam se o semanário Diário do Alentejo não vos "despejasse" do jornal. Motivo: a maldita crise? Muito provavelmente. Como vingança, acho brilhante a ideia do blogue homónimo. O que quer dizer que vocês vão repetir semana a semana, durante dez anos, todas as tiras publicadas? Fantástico!
Abraços para os dois autores de BD alentejanos.
GL
Caríssimo Lino:
EliminarO Blogue do RIbanho não surgiu como vingança mas sim como uma forma de fazer chegar este projecto a outros públicos. Apesar de ainda muito recente, creio que o blogue está a cumprir esse objectivo.
Quanto às tiras, a ideia é mesmo publica-las todas, semanalmente e por ordem.
Mas, se calhar, um dia destes vamos ter que rever a periodicidade dos "posts"... senão daqui a dez anos ainda não despachámos todo o material que temos em arquivo...:)
Grande abraço e obrigado pelo incentivo!
Caro Rico amigo Carlos
EliminarQuando escrevi a palavra vingança, deveria ter-lhe posto uma grinalda de aspas. Claro que aquele jornal não vos teria "despedido" (desta vez tive cuidado com as indispensáveis aspas :-) se não fosse esta estúpida, malvada, capitalista selvagem, maldita crise.
Pois é, quanto à periodicidade semanal, se calhar ainda não tinhas pensado nesse pequeno pormenor; como foi publicada semanalmente no jornal durante dez anos, agora serão (seriam?) outros dez anos aqui na blogosfera.
Bem, tu ainda és novo, podes fazê-lo...
Abraço, e longa vida.
GL
"Compadri" Geraldes Lino:
EliminarO Blogue do RIbanho irá sendo "afinado" a pouco e pouco.
Não sei se valerá a pena "alterari" a periodicidade da postagem das tiras. Quando me referi a isso 'tava a "ironizari", embora reconheça que uma semana é "munto" tempo entre dois "posts". Mas não se esqueça que 'tamos a "falari" do RIbanho, uma série alentejana, que deve ser saboreada (por quem gosta, claro) "beeeeem devagarii"...
Entretanto, haverá assunto p'ra outros "posts" que, com o tempo, iremos entremeando com as tiras.
Longa vida também para si, "compadri"!
Carlos Rico