sexta-feira, 5 de outubro de 2012

TIRA 001

Tira 001 (07.02.2003)

O RIbanho começou assim, ao som da música alentejana (e curiosamente terminou, também, com música alentejana, o que prova que, como se costuma dizer, "os extremos se tocam").
Como é natural, nestes primeiros tempos, a série ainda não estava suficientemente madura. Isso percebe-se especialmente no desenho (onde é notório que os personagens não tinham a fisionomia definitiva) e nas cores excessivamente fortes (o Photoshop era, para mim, ainda uma novidade). 
Na primeira tira encontramos o pastor (personagem principal, cujo nome nunca seria revelado), o cão "Farrusco" e o rebanho de ovelhas (que dava o nome à série). 
A ideia do personagem-pastor apresentava como inconveniente o isolamento a que, por norma, os guardadores de gado estão sujeitos. Assim sendo, com quem é que o personagem conversava? Nas primeiras tiras pensámos em colocar as ovelhas e o cão a "falar" e o pastor a ouvir rádio (o que o manteria informado sobre o que se passava no exterior). 
Ao longo do tempo, mais personagens se juntariam a estes, o que nos abriria outras possibilidades para fazer humor...



4 comentários:

  1. Caros amigos LUCA, que é como quem diz, Luís Afonso e Carlos Rico.
    Uma tira publicada semanalmente durante dez anos, é obra. E outros dez se seguiriam se o semanário Diário do Alentejo não vos "despejasse" do jornal. Motivo: a maldita crise? Muito provavelmente. Como vingança, acho brilhante a ideia do blogue homónimo. O que quer dizer que vocês vão repetir semana a semana, durante dez anos, todas as tiras publicadas? Fantástico!
    Abraços para os dois autores de BD alentejanos.
    GL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Lino:
      O Blogue do RIbanho não surgiu como vingança mas sim como uma forma de fazer chegar este projecto a outros públicos. Apesar de ainda muito recente, creio que o blogue está a cumprir esse objectivo.
      Quanto às tiras, a ideia é mesmo publica-las todas, semanalmente e por ordem.
      Mas, se calhar, um dia destes vamos ter que rever a periodicidade dos "posts"... senão daqui a dez anos ainda não despachámos todo o material que temos em arquivo...:)
      Grande abraço e obrigado pelo incentivo!

      Eliminar
    2. Caro Rico amigo Carlos

      Quando escrevi a palavra vingança, deveria ter-lhe posto uma grinalda de aspas. Claro que aquele jornal não vos teria "despedido" (desta vez tive cuidado com as indispensáveis aspas :-) se não fosse esta estúpida, malvada, capitalista selvagem, maldita crise.

      Pois é, quanto à periodicidade semanal, se calhar ainda não tinhas pensado nesse pequeno pormenor; como foi publicada semanalmente no jornal durante dez anos, agora serão (seriam?) outros dez anos aqui na blogosfera.

      Bem, tu ainda és novo, podes fazê-lo...

      Abraço, e longa vida.
      GL

      Eliminar
    3. "Compadri" Geraldes Lino:
      O Blogue do RIbanho irá sendo "afinado" a pouco e pouco.
      Não sei se valerá a pena "alterari" a periodicidade da postagem das tiras. Quando me referi a isso 'tava a "ironizari", embora reconheça que uma semana é "munto" tempo entre dois "posts". Mas não se esqueça que 'tamos a "falari" do RIbanho, uma série alentejana, que deve ser saboreada (por quem gosta, claro) "beeeeem devagarii"...
      Entretanto, haverá assunto p'ra outros "posts" que, com o tempo, iremos entremeando com as tiras.
      Longa vida também para si, "compadri"!

      Carlos Rico

      Eliminar