O "desenvolvimento sustentável" foi tema para a tira 034. Quem diria que, quase uma década passada sobre a publicação deste cartune, as coisas estariam mais para o... insustentável?!
Na tira 033 surgiram, pela primeira vez, os jornalistas. A sua presença tornar-se-ia, a partir de aqui, habitual, aparecendo, de tempos a tempos, a fazer inquéritos ou reportagens televisivas. Foi uma maneira de introduzir temas diferentes na série (sem ser através do jornal, lido em voz alta pelo "compadri", ou das notícias ouvidas atentamente na rádio pelo pastor) e de refrescar a série com novos personagens.
Não deixa de ser curioso que, sendo hoje o último dia de aulas, surja aqui uma tira sobre o... primeiro dia de aulas! A verdade é que a ordem de publicação das tiras de RIbanho provocou esta estranha coincidência!... Cada vez mais, este texto está na ordem do dia: os miúdos vão sobrecarregados de material para a escola (num tempo em que as novas tecnologias supostamente deveriam facilitar a vida dos estudantes), causando, por vezes, situações de fadiga e problemas de coluna em muitos deles. E ainda há quem diga que o saber não ocupa lugar...
Em 2003 já os Correios se preparavam para "cortar na despesa", em prejuízo, naturalmente, das populações mais isoladas... Uma situação que, passados dez anos, continua a agravar-se diariamente, como todos sabemos.