O Pai Natal foi um personagem que começámos a introduzir, quando a data de publicação do "RIbanho" ficava próxima do 24 de Dezembro. Nas vezes em que abordámos este tema, o Pai Natal denotou sempre uma grande dificuldade em obter prendas para entregar, justificando-se, normalmente, com a crise. Ainda que uma prenda não faça o Natal, por vezes, apetece dizer que "o Natal é quando a crise quiser"...
Numa altura em que o assunto do dia são as eleições primárias do Partido Socialista, é curioso que, na cronologia de publicação das tiras de "RIbanho", apareça uma que fala precisamente de... eleições! É caso para dizer: qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência... :)
Estatisticamente, o Alentejo é a região mais envelhecida do país. Talvez a razão esteja, afinal, no facto de se terem encerrado tantos ramais ferroviários... :)
Durante anos ouvimos falar do TGV (do frânces: Train à Grande Vitesse, em português "Trem de Alta Velocidade"), do futuro Aeroporto de Lisboa, de uma candidatura à realização de um Mundial de Futebol em conjunto com Espanha (que felizmente foi preterida pela FIFA em favor da Rússia) e de outros projectos do género... Para um país que chegou a quase não ter dinheiro para pagar reformas e ordenados convenhamos que é obra... por fazer, claro. Esta crise que nos atormenta a (quase) todos veio colocar um travão a todas estas loucuras e megalomanias, pois, como se costuma dizer, "quem não tem dinheiro não tem vícios"... Fica também a pergunta: para quê apostar num TGV se há anos que temos um no Alentejo?