Comboios velhos e sujos, com pouca comodidade e com 1.ª, 2.ª e 3.ª classes! Muita gente jovem achará que isto nunca sucedeu mas a verdade é que fiz inúmeras viagens nestas condições, há perto de trinta anos. Hoje tal não seria possível, dirão alguns. Pois não. O Ramal há muito que está fechado... :)
Passaram praticamente dez anos desde a publicação desta tira e continuamos com um aeroporto a meio gás... mas com vagas de para-quedistas a aterrarem à nossa volta. Sempre é uma compensação... ;)
O consumo de antidepressivos cresceu muito nos últimos anos, fruto da situação de crise que o nosso país atravessa (vejam, por exemplo, esta notícia). Muito provavelmente, a tendência será para piorar. Mas uma coisa é certa: o álcool nunca será uma opção. Este cartune deve, pois, ser entendido apenas como uma piada e nada mais do que isso.
A Barragem de Alqueva foi tema pela 23.ª vez no "RIbanho" (dito de outra forma, estávamos perante cerca de um quarto da série). Desta vez, a abordagem centrou-se na proibição do pastoreio nas proximidades da Barragem. Coisa que, naturalmente, não caiu bem nas gentes da terra... muito menos nas ovelhas, pelos vistos. :) Com o tempo, o tema acabou por ser menos trabalhado mas, ainda assim, manteve sempre o primeiro lugar no pódio.