Depois de duas semanas de interrupção forçada, por motivos pessoais, regressa o Blogue do RIbanho, com mais uma tira. Francamente, já não me lembrava do assunto a que a tira 145 se refere. Fiz uma pesquisa e descobri isto . Mesmo assim, não me recordo se esta ideia do Rali Dakar passar pelo Alentejo acabou por ir para a frente ou não. De qualquer modo, creio que a piada é perfeitamente compreensível, mesmo para aqueles que, como nós, não acompanham com regularidade os desportos motorizados.
O subsídio que o Governo atribuía aos agricultores afectados pela seca acabou por ser satirizado de forma hilariante pelo Luís Afonso, logo que chegaram as primeiras chuvas. O Luís até imaginou a figura do agricultor, que tinha de "parecer rico, com capote alentejano, patilhas até ao queixo e bigode retorcido na ponta". Com estas coordenadas, foi fácil desenhar uma das minhas tiras preferidas em toda a série de "RIbanho".
Nada faria prever que o pastor se transformasse, de um momento para o outro, em pescador. Razões mais fortes se levantaram, contudo. Ainda que tenhamos dúvidas que a solução encontrada pelo protagonista de "RIbanho" fosse a mais correcta, eis a prova em como o alentejano (tal como o português em geral) se "desenrasca" quase sempre para tentar resolver os seus problemas ou conseguir os seus objectivos. Nesse aspecto, somos mestres e não recebemos lições de ninguém :)